terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dicas para melhorar o equilíbrio e desempenho no Skate


Diversas pessoas sofrem a falta de equilíbrio em cima do skate. Arruma o pé para mandar certa manobra e começa a tremer, desce uma ladeira e não controla o skate, sobe em cima do skate ou acerta uma manobra e escorrega nele, indo o skate para um lado e você para o outro.
Isto se tem devido ao equilíbrio, a teoria se fortifica da seguinte forma: Com exceção dos ambidestros, todo ser humano tem um pé ‘’preferido’’, uma mão ‘’preferida’’, sendo os canhotos e os destros. Uma mesma pessoa pode ser destra com as mãos mas canhota com as pernas, e vice versa. O problema do skate, é que não é como escrever, que você usa só uma mão, você precisa de um meio termo entre as duas pernas, as duas devem ter equilíbrios parecidos e o que acontece é que muitas pessoas tem muito equilíbrio em uma só perna, e fatalmente jogam todo o peso do corpo na mesma quando vão andar de skate, resulta em dificuldade, tombos, fica muito mais difícil praticar este esporte.
Vou dar um exemplo: O João anda com o pé esquerdo na frente, mas ele é destro de perna, logo o equilíbrio dele fica na perna direita, ou seja, na parte de trás do skate, o que vai fazer com que ele caia muito pra trás ou reme com a perna da frente, e ainda trema em cima do skate durante uma tentativa de flip, porque ele é obrigado a jogar o peso para a perna esquerda que não tem tanto equilíbrio.
Aí está a margem do problema, a confiança em apenas uma perna, anulando totalmente a outra, tendo uma conseqüência tão grande que pode afetar a sua confiança durante execuções de manobras, a sua segurança devido a tombos repetitivos e não preciso nem falar da ausência de uma evolução contínua.
Seria muito ridículo se a teoria apresentasse problemas e nenhuma solução, e aqui está a solução para os seus problemas: O circuito de treinamento específico para Skate.Onde vc faz uma série de exercicios que fortalecem as duas pernas, evitando que uma fique diferente da outra e exercicios que desenvolvam a capacidade de equilíbrio em cima do skate.Com o auxílio de equipamentos como as almofadas Balance Disc.Que também são utilizadas no treinamento para Patins, Surf,Esqui e Snowboard.



Para melhorar o seu equilíbrio pode ser um trabalho meio enjoativo, uma pequena mudança que pode te trazer muitas vantagens.
Para quem rema com a perna da frente, treme para mandar as manobras, passe a remar com a perna de trás, isso vai melhorar a velocidade com que você se arruma para mandar as manobras, o equilíbrio, a perfeição na execução etc.
Para todos que sofrem de falta de equilíbrio, a melhor dica que existe, é remar de switch stance, seja para ir para a pista, para o pico, para a casa do vizinho, remar de switch stance trás um equilíbrio entre as duas pernas, uma segurança maior, facilidade em aprender manobras de switch, faz uma mudança imensa no seu rolé.

Um comentário: