segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Remédios naturais.Os sucos que fazem milagres em seu organismo.

 

 

Beterraba,cenoura,laranja,kiwi,coco,abacaxi....confira as dicas de sucos para o verão que além de muito saborosos auxiliam em vários processos em nosso organismo.

Oferecem nutrientes capazes de previnir anemias,desintoxicam o fígado, são anti-envelhecimento precoce e ainda dão uma energia a mais para o seu treino.Vale a pena!

 

 

 

Suco de beterraba para melhorar seus resultados nos TREINOS!

 
A beterraba apresenta betacaroteno que é considerado um antioxidante e quando entra em contato com o organismo é transformado em vitamina A. A vitamina A participa da defesa do organismo e representa uma ótima proteção contra as infecções, possibilitando uma recuperação mais rápida contra doenças e também é essencial para o bom funcionamento dos olhos, boca e pele.
Alguns estudos estão relatando que no suco de beterraba contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuídos em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância quando entra em contato com o organismo humano é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), e o mesmo se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantem mais eficiente a utilização do oxigênio, isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, deixando a pressão arterial normal.
Quando é realizado exercício em hipóxia, ou seja, baixo teor de oxigênio, o músculo fica com função reduzida para tolerar um exercício. Um estudo realizado com indivíduos saudáveis, consumindo suco da raiz da beterraba e praticando exercícios de extensão de joelho até o limite tolerável, mostrou que com ingestão de suco da raiz da beterraba reduziu a perturbação metabólica muscular durante o exercício em hipóxia e melhorou a tolerância ao exercício.
Outro estudo realizado com ciclistas demonstrou que o consumo de suco da raiz da beterraba melhora o desempenho e a potência de saída dos ciclistas.
Com isso, o uso do suco de beterraba uma hora após o termino da atividade física, juntamente com aminoácidos, é excelente para otimizar a recuperação, e deixar a musculatura mais preparada para o próximo treino. Isso porque o óxido nítrico é um ótimo vasodilatador que auxilia no transporte de mais nutrientes para o músculo e eliminando as toxinas do corpo com mais facilidade.
Por isso, alguns trabalhos vêm mostrando que consumir suco de beterraba treina-se mais, com uma recuperação bem mais rápida e eficiente.
Porem não exagere, pois tomar muito suco de beterraba pode dar diarreia e dores abdominais, sendo assim consulte sempre uma nutricionista antes de incluir algo na sua dieta.
 
Referências bibliográficas:
Nitrate supplementation’s improvement of 10-km time-trial performance in trained cyclists.
Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia.
Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans.
QUEIROZ, Salete & BATISTA Alzir. Funções biológicas do óxido nítrico. Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo – São Carlos – SP. 1999
 

Suco energético de cenoura e beterraba

Calorias por copo: 162Poderosa, essa receita é capaz de trazer vários benefícios à sua saúde já que a cenoura combate os níveis de colesterol ruim e diminui o cansaço. Além disso, o betacaroteno, antioxidante natural, presente na cenoura, ajuda na manutenção do bronzeado e previne o envelhecimento, enquanto a beterraba desintoxica o fígado.




Ingredientes



• 4 cenouras 
• 1 beterraba com as folhas verdes

Modo de preparo



Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante (prefira estévia) até atingir a consistência desejada.
 
 
 
Kiwi,cenoura e agua de coco.
Suco anti-envelhecimento e preventivo do câncer e da anemia
- ½ cenoura
- 1 kiwi
- 1 copo de água-de-coco
- Adoçar com melado
MODO DE PREPARAÇÃO: bater os ingredientes no liquidificador com a água-de-coco.
DOCE RECOMENDADA: duas vezes ao dia, após as refeições principais.
PRINCIPAIS ELEMENTOS TERAPÊUTICOS: 
Cenoura: é rica em betacaroteno, que é a pró-vitamina A, ajudando os tecidos celulares e a visão. A vitamina A é varredora de radicais livres, que ocasionam a degeneração das artérias e das doenças como o câncer e a diabetes. O renomado oncologista europeu Hans Neiper recomenda o uso da cenoura para o sistema imunológico.
Kiwi: em 100g, tem 6 vezes mais vitamina C do que a laranja. A vitamina C protege contra a gripe, infecções, aumenta a imunidade e protege contra o câncer, segundo Linus Pauling, Prêmio Nobel em duas ocasiões.
Água-de-coco: é mineralizante.
Melado de cana :é riquíssimo em ferro.
Sumo de Abacaxi, Beterraba, Cenoura e limão

Princípios Terapêuticas: Desintoxicação do Fígado
Preparação:
-1/2 De abacaxi descascado cortado em pedaços grandes
-1 De beterraba cortada em pedaços grandes
-1 cenoura descascada cortada em 4
-1/2 De limão com casca
Prepare  as frutas alternadamente na centrifugadora. Mexa muito bem e beba em seguida.
 
Suco para asma e bronquite (Laranja,agrião,cenoura)
- Sumo de uma laranja
- 2 ramas de agrião
- ½ cenoura
- 1 colher de sopa de mel de eucalipto para adoçar
- ½ copo de água
MODO DE PREPARAÇÃO: Preparar o sumo das laranjas e, em seguida, bata no liquidificador com os outros ingredientes.
DOSE RECOMENDADA: Três vezes ao dia, entre as refeições.
PRINCIPAIS ELEMENTOS TERAPÊUTICOS
Cenoura: por causa da vitamina A, ajuda na proteção e regeneração das mucosas.
Agrião: é expectorante e aumenta a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer ataques de microorganismos.
Laranja: contém vitamina A e glutationa, enzima crucial na defesa do organismo.
Sumo de Abacaxi, Laranja e Coco
 
Suco de Abacaxi, Laranja e Coco

Princípios Terapêuticos:
 Anti-envelhecimento
Preparação:
- 1/2 De abacaxi descascado cortado em pedaços grandes
- 1 Laranja sem sementes e  em gomos
- 1/2 De polpa de coco fresco
Prepare as frutas alternadamente na centrifugadora. Mexa muito bem e beba de imediatamente.
 
Suco de abacaxi com cenoura-Anemia ferropriva
A anemia é bastante comum em crianças desnutridas e mulheres grávidas. Caracteriza-se pela redução na quantidade de oxigênio que o sangue é capaz de transportar. O ferro é um fator muito importante no combate à anemia, pois faz parte da formação da hemoglobina, componente do sangue que transporta oxigênio, ocasionando fraqueza, fadiga, depressão e sonolência. Uma boa sugestão
para quem tem anemia, não é diabético nem está acima do peso é utilizar melado para adoçar os sucos, pois este é rico em ferro.
INGREDIENTES:- 2 cenouras grandes picadas
- ½ litro de água
- ½ abacaxi pérola picado
- Adoçar à vontade
MODO DE PREPARAÇÃO: Bater no liquidificador e servir gelado. Decore com cascas finas de laranja e pedacinhos de manga.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário